quarta-feira, 27 de outubro de 2010

GAÚCHO!!! "Quem nasceu no Rio Grande do Sul ,pode ou não ser gaúcho, pois gaúcho não é pátria e sim tradição”.

Gaúcho

É uma denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais , entre os quais o bioma denominado pampa, supostamente descendente mestiço de espanhóis e indígenas. As peculiares características do seu modo de vida pastoril teriam forjado uma cultura própria, derivada do amálgama da cultura ibérica e indígena, adaptada ao trabalho executado nas propriedades denominadas estâncias.
É assim conhecido no Brasil.O Gaúcho não é unicamente o indivíduo natural do Estado do Rio Grande do Sul. O Gaúcho é o homem cavaleiro das Américas, que recebe na Argentina e no Uruguai o nome de Gaucho, no Brasil de Gaúcho, no Chile de Guaso, na Venezuela de Ilanero, no México Charroe, nos Estados Unidos de Cowboy. O Gaúcho é o vaqueiro, é o homem ligado ao campo e ao gado é o homem que existe para enfrentar a intempérie, o vento, a chuva, o trovão e tomar conta dos animais. Ele que inicialmente era simplesmente um caçador, tornou-se um verdadeiro protetor da ecologia. Para o Gaúcho, a única forma de viver é no campo e ao ar livre, no lombo do cavalo.

::: Algumas características do Gaúcho
- Apego ao rural, ao cavalo, ao boi, à natureza;
- Apego à querência, à pátria, aos valores de tradição;
- Preservação da cultura;
- Apego ao fogo-de-chão, ao mate, à tertúlia, ao churrasco;
- Apego à família;
- Apego aos bailes e cantorias.

A Indumentária

O principal traje do gaúcho para o fandango é a pilcha, mas deve ser uma pilcha apropriada para ocasiões sociais, não é permitido uso de facas, boleadeiras, chapéus, boinas, bonés, armas de qualquer espécie, coberturas, esporas, tiradores e outros recursos “campeiros” que devem ficar guardados em outro local por não serem próprios para a sala de baile.
 A Pilcha é o principal traje para o fandango gaúcho, entretanto em muitas ocasiões não é comum o seu uso, porém isso não impede a realização do fandango. Exceto em bailes oficiais de entidades tradicionalistas, os trajes sociais ou auto-esporte para homens e vestidos recatados, discretos e sem adornos excessivos para as mulheres geralmente ficam bem aos pares dançantes sem causar prejuízos à beleza e o andamento do baile.

4 comentários:

  1. Mano vira macho seu pela saco, gaúcho é o krl maluco vira homi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae seu puto de várzea, concordo com o seu comentário. Gaucho é tudo viado, sem contar que porto alegre é exportadora de viado

      Excluir
    2. Reapeita a tradição dos outros,sai do armário homem de calça ou entae admite logo, porque pra saber disso no minimí você jadeve ter se envolvido com um enta. Lá o povo é trabalhador e como muita população, também merecem respeito

      Excluir
  2. Respeitem nossa Cultura, Aliás o Sul em geral tem algo que o Brasil não tem, cultura e gente trabalhadora.

    ResponderExcluir